top of page

Home Office não é férias!


menina trabalhando remoto

O COVID-19 tem mudado a rotina dos trabalhadores em todo o mundo. A recomendação para evitar aglomerações e assim, diminuir as chances de contágio, levou muitas empresas a liberar seus colaboradores para o tão sonhando home office.

Antes da pandemia, muitas empresas no país ainda relutavam em proporcionar a seus funcionários esta modalidade de trabalho que vem ganhando cada vez mais adeptos mundo afora. Quem sabe se, após o controle do Coronavírus, trabalhar em casa acabe se tornando algo mais trivial e acabe por ajudar na mobilidade urbana, principalmente nos grandes centros. Mas como trabalhar em casa ainda é desafiador para muitas pessoas, a Box 28 separou algumas dicas:


1- A primeira dica é manter a rotina normal. Tire o pijama e se arrume como se fosse ao escritório. Não precisa colocar sapato, camisa nova ou caprichar na maquiagem, mas a sensação de se vestir vai te ajudar a espantar a preguiça mais rapidamente e te deixar mais concentrado para o dia de trabalho. Sem contar que, se te chamarem para uma videoconferência, você já vai estar pronto. Sem sustos!


2- Pegue um cantinho! Separe um lugar apropriado e quietinho da sua casa e deixe-o da melhor forma para realizar o seu job. Avise as pessoas com quem você mora, que é Home Office e não Day Off e que você está em um dia normal de trabalho. Ah, por isso, nada de trabalhar com a TV ligada na sua série favorita ou o trabalho não vai render e você vai trabalhar até tarde. Concentre-se!


3- Mesmo estando em casa, evite se distrair com mensagens de WhatsApp, ficar olhando para a sua cama e pensar como seria bom dar uma cochilada ou jogar uma partidinha de vídeo-game. Lembre-se: você não está de férias e tem prazos a cumprir. Seja responsável!


4- Quando se trabalha de casa é fácil perder a noção do tempo e passar horas na frente do computador. Por isso, defina horários para começar e terminar seus Jobs. Se planeje e aproveite aquele período do dia em que você se sente mais ativo e disposto para fazer os Jobs mais importantes. Vai te ajudar a ter mais confiança e terminar sua pauta sem ficar louco ou trabalhando até tarde.


5- Se você comanda uma equipe, procure combinar com o seu time qual será o melhor jeito de se comunicar: Skype, Google Hangouts, Slack, Zoom ou por WhatsApp. Tente começar um dia com uma breve reunião virtual para alinhar objetivos/pautas e quebrar a sensação de “isolamento”. Combine entregas periódicas e tente supervisionar a pauta da equipe sempre, mas sem essa de mandar mensagens de 5 em 5 minutos para não atrapalhar a concentração dos seus colaboradores.

Passado este período de instabilidade, muitas empresas podem decidir adotar o Home Office como forma de trabalho. Então, mesmo sem o Coronavírus, pensar em adotar o trabalho remoto pode garantir um benefício essencial para reter talentos e motivar a equipe.



179 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page