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Quais cores você deveria usar na sua marca? (e por que é importante)


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O logotipo é a representação gráfica de como a sua marca gostaria de ser lembrada. Quando se fala em identidade visual, as cores tem papel fundamental, elas podem atrair e criar conexões emocionais, enquanto as cores erradas podem fazer o oposto.


Grandes marcas fazer o uso intencional das cores para despertar emoções e reações, e você também pode usar essa estratégia na construção da sua identidade visual.


O primeiro passo para descobrir isso é entender a psicologia da cor. A cor tem o poder de influenciar o comportamento humano. Pode ser utilizado para induzir um humor ou emoção desejada em alguém e provocar uma resposta desejada.


As cores são divididas em várias categorias, sendo as mais comuns as cores primárias e secundárias. As cores primárias são definidas como cores a partir das quais todas as outras cores podem ser criadas por mistura. As cores primárias são:

  • Vermelho

  • Azul

  • Amarelo

As cores secundárias são criadas pela mistura de duas cores primárias, sendo as mais comuns:

  • Verde

  • Laranja

  • Roxo


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A psicologia das cores


A psicologia das cores aborda a relação das cores com os nossos sentimentos e comprova que essas associações não são meras questões de gosto, mas sim experiências universais que estão profundamente enraízadas na nossa linguagem e no nosso pensamento. Ela estuda as cores e sua influência no comportamento humano. Seu principal objetivo é determinar como cada cor afeta nossas decisões cotidianas.


Dentro do design gráfico, a psicologia da cor é “um campo da ciência que analisa todos os efeitos que as diferentes cores têm na percepção das pessoas e como elas podem influenciar seu comportamento, emoções, sentimentos, reações e até mesmo a tomada de decisões”.



Qual é o significado de cada cor?


Vermelho é apaixonado e enérgico. As marcas que usam o vermelho em seu branding estão tentando comunicar emoção , vibração e ação.

O azul é calmante e confiável. É por isso que muitos serviços financeiros e de saúde usam o azul em sua marca.


Amarelo é alegre e otimista – perfeito para marcas que desejam comunicar felicidade e positividade.


O verde é refrescante e natural, tornando-se uma excelente escolha para marcas ecológicas e focadas na saúde.


A laranja é enérgica e divertida, frequentemente usada por marcas voltadas para o público mais jovem .


O roxo está associado à realeza, luxo e mistério. Se você deseja transmitir uma sensação de sofisticação e elegância em sua marca, o roxo é o caminho a seguir.


Preto, branco e marrom são considerados cores neutras, mas também evocam emoções:

  • O preto é poderoso e misterioso.

  • O branco é puro, sofisticado e simples.

  • O marrom é uma mistura de todas as cores primárias e é natural, terroso e forte.


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Como usar bem as cores em uma marca?


1. Tudo começa com o esclarecimento do que você deseja alcançar e como deseja que sua marca seja percebida pelo seu público ideal. Quais são as três palavras que você gostaria que as pessoas usassem quando descrevem sua marca? Por exemplo, quais cores vêm à mente quando você ouve as palavras ardente, ousado e ambicioso?


2. Defina a cor principal da sua marca é a cor que você usará com mais frequência. Deve exigir atenção. Visualmente, é a cor que mais representará sua marca e é usado em seu logotipo, site, mídia social e materiais de marketing. As cores secundárias são as cores que você usará com menos frequência ou de forma complementar. Elas podem acentuar alguns aspectos do seu site ou adicionar interesse visual.


3. Mantenha a consistência, para que as pessoas relacionem uma cor à sua marca (e vice-versa) é preciso criar uma imagem forte o suficiente que gere a lembrança e a associação. Por isso é importante que a identidade visual seja coesa e consistente em todos os pontos de contato com o cliente, seja no site, redes sociais, materiais gráficos e loja física.



Sem dúvida, a escolha das cores na publicidade tem um grande peso e não deveria ser uma decisão baseada apenas em gosto pessoal. Por isso que a maioria das empresas contratam um serviço de marketing profissional, que saiba a influência de cada cor dependendo do tipo de cliente e desenvolve o projeto de identidade visual baseado nos valores da marca.



Fontes:


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