O ano de 2019 foi um grande ano para as empresas que desejavam (ou precisavam) mudar o visual marca. Vários players de grande expressão no mercado resolveram se repaginar.
Observar o que está acontecendo por trás dos planos de rebranding, nos ajuda a entender as direções que algumas das maiores empresas do mundo estão tomando.
"Em vez de fazer essa mudança apenas porque queremos que as coisas pareçam bonitas, uma nova marca deve ter uma estratégia por trás dela - seja para realinhar-se com o público-alvo nos esforços para gerar mais vendas ou seguir uma direção completamente nova.
Mas nunca por um capricho. Essa é uma receita para muito tempo e dinheiro desperdiçados." Divad Sanders
DUNKIN DONUTS
Como exemplo, a conhecida loja de donuts dos Estados Unidos, Dunkin 'Donuts, agora se chama Dunkin'. Eles abandonaram os "Donuts" no início de 2019, e a mudança foi feita para enfatizar que eles estão vendendo mais do que apenas donuts. Esta é uma clara estratégia para expandir a linha de produtos.
ANDROID
Você sabia que o bot do Android tem um nome? Sim, é o Andy.
Em agosto de 2019, o sistema operacional do Google desenvolveu um visual totalmente novo pela primeira vez desde 2014. A atualização ocorreu como resultado da mudança em seu mercado-alvo. As mudanças mais óbvias foram o logotipo e o tipo de letra. O logotipo deixou o Andy encorpado na parte superior da cabeça para um visual mais expressivo e antropomórfico.
“Inicialmente, o logotipo foi criado para a comunidade de desenvolvedores, mas rapidamente se tornou voltado para o consumidor.” - Irina Blok, designer do logotipo original do Android
ZARA
Rebranding, embora às vezes necessário, também pode significar assumir um risco enorme. Um logotipo contém grande parte do apego emocional que os clientes têm por uma marca. Às vezes, até um sentimento de nostalgia.
A Zara é uma das marcas de varejo fast-fashion mais bem-sucedidas do mundo. No entanto, não foi imune a críticas por seu logotipo recém-projetado.
O novo visual foi projetado pela empresa Baron & Baron . O fundador, Fabien Baron, é conhecido por suas imagens visuais comprimidas e sobrepostas. Baron desenvolveu tipografia para grandes marcas de moda, da Dior à Coach.
O novo logotipo recebeu várias críticas e segundo Divad Sanders, o novo logotipo apresenta uma sensação de claustrofobia, com as letras parecendo muito esmagadas e compactadas. Parece quase um erro.
A vantagem de um negócio baseado em software é a capacidade de iniciar atualizações instantaneamente, geralmente sem o conhecimento do usuário.
Vemos isso o tempo todo nas maiores empresas de mídia social e tecnologia. O Facebook não é diferente. O que começou como uma rede social para estudantes de Harvard se transformou na plataforma de rede social para um terço da população do mundo.
Fundado em 2004, o Facebook se tornou uma das marcas mais fortes de todos os tempos. Então, por que a mudança? Bem, muitas coisas podem mudar em 15 anos. O pessoal vem e vai. Os mercados de clientes mudam. Novos serviços são adicionados.
O que antes era apenas um aplicativo de desktop, a corporação do Facebook chegou ao celular e acabou adquirindo vários produtos importantes, incluindo Instagram e WhatsApp.
A empresa é mais do que um aplicativo.
Além das atualizações e da adição ao serviço do Facebook, essa marca muda em um momento perfeito para mudar a percepção pública da empresa. Com um novo logotipo e novas promoções, o Facebook pretende deixar a má imprensa para trás e reconstruir a confiança que levou milhões de pessoas a abrir mão de sua privacidade em primeiro lugar…
Quando as pessoas pensam em "Facebook", o aplicativo é a primeira coisa que vem à mente. Esse é o desafio de uma nova marca. Como você transfere o sentimento e o anexo de uma marca que é usada há anos?
A equipe interna de design do Facebook abordou o desafio com maestria. A marca da palavra é distinta do logotipo do aplicativo do Facebook e cria uma conexão clara com as novas tecnologias associadas à empresa-mãe.
E aí? O que achou das atualizações? Apesar de arriscado, fazer o rebranding muitas vezes é necessário para comunicar com mais impacto as novas estratégias da empresa. O importante é manter sempre alinhados as estratégias marketing com as estratégias do negócio.
Confira o texto original em: https://medium.com/better-marketing/the-best-rebrands-of-2019-8a52ffc7759e. Autor: Divad Sanders
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