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O Legado de Karl Lagerfeld: "Se eu não estivesse na moda, estaria na propaganda."

O designer Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel há décadas, morreu aos 85 anos. Na terça-feira, 19 de fevereiro, o homem à frente da icônica maison de moda faleceu em Paris.


Embora ele tenha moldado principalmente a indústria da moda em sua carreira de 35 anos na Chanel, ele ocasionalmente emprestou sua sensibilidade para marcas como Chloe, H & M, Coca-Cola e Magnum e mais - quando não estava sendo pego em escândalos racistas, como condenar muçulmanos ou europeus orientais.

O homem, que admitiu ser a paródia de si mesmo, desenvolveu um trabalho ousado e surreal e disse que até poderia ter trabalhado em publicidade se o mundo da moda não tivesse se aberto a ele da maneira que o fez.


Aqui algumas de suas colaborações mais memoráveis.


H & M: 2004

Em 2004, ele trabalhou com a varejista H & M. Em um filme dramático, ele desafiou o esnobismo da moda e da aristocracia para promover sua linha de moda acessível.



Foi uma jogada ousada do designer de luxo, mas a parceria terminou em uma briga quando ele acusou o varejista de produzir um número mínimo de seus projetos, uma contradição de sua intenção de colocar seus desenhos nas mãos de pessoas que nunca comprariam na Galeria Lagerfeld. Chanel ou Fendi .


Chanel: 2004

Para dar um ar de exclusividade à sua linha de perfumes, Chanel No5, ele selecionou estrelas como Nicole Kidman, ganhadora do Oscar. Esse anúncio sobre uma história de amor, custou pelo menos 18 milhões de libras, e Kidman disse ter ganho um nono disso. O orçamento para este filme de quatro minutos custou o mesmo que o filme inteiro Trainspotting. E é até hoje, um dos anúncios mais caros já produzido.




Audi: 2007

Em 2007, Lagerfeld filmou o Audi R8 como faria com um de seus modelos. Ele desenvolveu um calendário de arte intitulado "Visão Kaleidoscópica de um Carro", que foi filmado no sul da França, mostrando o carro de maneira incomum, usando reflexões e imagens abstratas.



Volkswagen Golf: 2010

Em 2010, ele estrelou no anúncio do Volkswagen Golf. Neste anúncio ele brinca com o design alemão e francês.



Magnum: 2011

Ele também trabalhou com a gigante do sorvete Magnum, dirigindo uma série de curtas-metragens para a marca de propriedade da Unilever .

Foi aqui que ele teve a ideia de criar uma suíte de hotel feita de chocolate e com um homem de chocolate, deitado na cama.

"Foi um prazer absoluto projetar a Suíte de Chocolate Magnum. Minha ideia era flertar com uma mistura de influências francesas modernas e tradicionais para criar algo notável", disse ele.

De acordo com o Telegraph, esta era "uma encarnação comestível de Baptiste Giabiconi, o modelo multitarefa e estrela pop que também é a muso de Lagerfeld".



Ele ajudou a lançar os sorvetes Equador e Gana Magnum, os primeiros a serem feitos com grãos de cacau provenientes das fazendas Rainforest Alliance.

O mais interessante desta história é que Lagerfeld disse aos repórteres que ele não come chocolate.

"Meu médico me disse que o açúcar não era necessário para mim, então não como faz dez anos. Gosto de chocolate. Não como, mas gosto do cheiro. As pessoas podem comer com os olhos; Eu posso comer com meu nariz. Eu adoraria ter um perfume baseado em chocolate. "

Coca Diet: 2011

Enquanto ele evitava chocolate, era conhecido por beber muita Coca-Cola, e notou perda de peso depois de mudar para a Coca Diet.

A marca pediu que ele desenhasse uma nova linha de garrafas especiais de Diet Coke, um job que o levou a dizer: "Se eu não estivesse na moda, estaria em publicidade".


Anistia Internacional: 2014

E finalmente, um anúncio ousado da Anistia Internacional teve a participação de Lagerfeld, usando sua imagem para aumentar a conscientização sobre a tortura. O anúncio mostrou um Lagerfeld surrado confessando que chinelos e uma camisa havaiana são o auge da moda.



É indiscutível a grandiosidade do legado que Karl Lagerfeld nos deixou, transcendendo a moda e desafiando também os limites criativos e estéticos da propaganda.





fonte: The Drum (tradução livre).



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